Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2019

EXPLICANDO: Golpe do Motoboy

Golpe que fez e ainda faz vítimas em várias partes do país, é um artifício de deve ser conhecido e evitado pelos consumidores. Ocorre através de notificação ao cliente sobre uso indevido do cartão de crédito. Remete, inclusive, ao número do SAC (serviço de atendimento ao cliente) do banco para maiores esclarecimentos.

O problema é que este número foi clonado pelo criminoso e quando a vítima liga, é redirecionada para o golpista. Encenando o cenário de ligação com o respectivo SAC, a pessoa no telefone fala sobre a necessidade de quebrar o cartão de crédito ao meio, colocá-lo em um envelope e esperar que o motoboy o busque. Com posse desse cartão, então, são feitas compras e o desfalque é concretizado.

Em São Paulo, a A 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do respectivo estado condenou um banco e operadora de cartão por sua omissão na ocorrência deste tipo de golpe. O voto do desembargador Roberto Mac Cracken venceu e argumentou no sentido de responsabilizar as instituições envolvidas por serviço defeituoso, considerando que a vítima gastava aproximadamente R$ 3.500 por mês e, como consequência da fraude, foram aprovados gastos de R$ 42 mil reais.

Encontre a notícia completa aqui. Nunca deixe de se informar sobre artifícios fraudulentos e exercer seus direitos sempre que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário