Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020

CINCO CARTILHAS VOLTADAS PARA O TURISMO QUE VALEM A PENA SEREM LIDAS EM TEMPOS DE COVID-19

Olá todos e todas, como vocês estão? Espero sinceramente que estejam bem, preferencialmente em casa e cuidando de si mesmos e de seus familiares.
Não é segredo pra ninguém que com o isolamento social e a impossibilidade de sair de casa para focar no trabalho, muitas pessoas e organizações estão criando diversos tipos de conteúdo de consumo digital: e-books, cartilhas, lives, eventos e a lista segue.
Trata-se de uma ocupação positiva pois muitas pessoas possuem conhecimento que vale a pena ser compartilhado. Por outro lado há o lado negativo do sobrecarregamento de informações, o que pode deixar nosso cérebro, literalmente, empanturrado.
Pensando nisso, decidi compartilhar com vocês cinco cartilhas/manuais relevantes (dentro da área do direito, turismo ou às vezes ambos concomitantemente) para dar uma olhada e tirar eventuais dúvidas ou usar para se informar mesmo.
Lembrando que a lista é pessoal e talvez bastante específica. Mas espero que possa ser de ajuda para alguém.
1. 1ª e 2ª Cartilhas de Direitos do Consumidor (OAB-SP)



As seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil em todo país têm criado material de alto valor para a população em geral. Selecionei as cartilhas produzida pela OAB do estado de São Paulo que trata de alguns assuntos referentes ao direito do consumidor. Faz referência a serviços essenciais, cancelamento de viagens, alteração ocorrida em programa de milhas, fraudes, dentre outros. Por conta da relevância do tema, foram criadas duas que podem ser lidas aqui e aqui.

Outras seccionais que merecem destaque nesse aspecto são as do Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina.

2. Coronavirus and Business: The Insights You Need from Harvard Business Review




Muito completo e interessante, esse report da Harvard é leitura obrigatória para quem deseja ter ideias sobre as alterações dos negócios pós Covid-19. Traz temas relevantes para nós hoje como por exemplo, formas de motivas e coordenar seu time de maneira remota, obrigações legais para se ter em mente por conta do vírus e como lidar com a crise.

Se você sabe inglês e quer inovar, aproveita e baixa o manual.

3. WTTC's Traveller COVID-19 Hub




Talvez não merecesse entrar nessa lista por não se tratar de um manual propriamente dito. Entretanto, há muitas informações trazidas para os viajantes durante este período adverso. A WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo, em tradução livre) criou vários hubs específicos, incluindo este para os viajantes. Há comentários sobre visto, voos de repatriação, acomodação e cuidados que precisam ser tomados (nem todos por causa da doença, diga-se de passagem).

Mais uma vez, encontra-se todo em inglês, porém nada que um Google Tradutor possa resolver.

4. Cartilha MTUR


Achei esta cartilha com tamanho razoável (cerca de 20 páginas), porém bem ágil de se ler. É específica para o trade e traz não só medidas que o Ministério do Turismo tem tomado nesse meio tempo mas há uma páginas específica para repatriação de brasileiros, por exemplo, além de restrição de estrangeiros no país e crédito para empresas do setor.

5. ANVISA para navios e hoteis

A ANVISA criou recomendações para ambas as categorias caso haja a identificação de casos do Covid-19 tanto dentro de embarcações quanto em hoteis. Por sua natureza pontual, pode ser um bom guia, até mesmo pelas dicas de limpeza que ele inclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário